Gestão de obra

A gestão de obra, integra os serviços de fiscalização, de coordenação de segurança e saúde em obra, e de cumprimento das disposições ambientais e municipais.

Equipe técnica

Os serviços integrados, compostos por uma vertente de fiscalização, uma vertente de coordenação de segurança em obra e ainda de acompanhamento das disposições ambientais e o cumprimento dos regulamentos municipais, serão coordenados por um engenheiro civil sénior, com experiência na fiscalização de obras públicas e empreendimentos de construção civil, contando ainda com formação específica (CAP-certificado de aptidão profissional como técnico superior de segurança e higiene no trabalho de nível V), e experiência na área da coordenação de segurança e saúde em obras públicas e empreendimentos de construção civil.

O técnico afecto ao serviço, tem ainda formação especifica em gestão de resíduos de construção e demolição, sendo detentor de um certificado de qualificação profissional nesta área.

A gestão de todos os documentos – peças escritas e peças desenhadas, será assegurada de acordo com as normas de qualidade vigentes, e com a metodologia descrita.

Objectivos

Garantir o bom cumprimento contratual da empreitada, na vertente técnica, financeira, de segurança e ambiental, levando em primeira linha de conta os interesses do dono de obra.

Objetivos específicos da fiscalização

De entre os principais objetivos a atingir conta-se o de fazer com que a obra seja entregue dentro do prazo estabelecido contratualmente, com qualidade, e sem maiores encargos, o que obriga a recorrer a um conjunto de metodologias próprias ao exercício da fiscalização.

Objectivos específicos da coordenação de segurança e saúde em obra

Garantir a segurança e a preservação da saúde de todos os trabalhadores intervenientes durante a fase de execução da empreitada, independentemente de os mesmos serem trabalhadores da empresa promotora do empreendimento, subcontratados, ou trabalhadores independentes (por conta própria).

Assim pretende-se que no recinto do estaleiro, não ocorram acidentes ou incidentes com consequências pessoais, ou com danos materiais.

Espera-se ainda, que os elementos ou máquinas a afetar ao estaleiro, ou que para ele ou dele transitem, não causem danos em pessoas ou bens na vizinhança do estaleiro, procurando sempre que possível minorar os incómodos causados pela proximidade de um estaleiro de obra.

Objetivos específicos da vertente de acompanhamento ambiental

Zelar pelo cumprimento das disposições nacionais sobre proteção ao ambiente, de forma a minorar as consequências que uma empreitada deste tipo tem para a população e para o ambiente.

Objetivos específicos do cumprimento dos regulamentos municipais e de outras entidades

Zelar pelo cumprimento das disposições municipais, do município onde a obra se insere, nomeadamente os seus regulamentos de obras e de ocupação da via pública. Evitar a aplicação de coimas ao dono de obra, por parte do município.

Objectivos específicos do cumprimento dos padrões de qualidade

Existe um elevado número de entidades e de agentes, associados á materialização deste projecto. Por outro lado, a quantidade de informação relacionada com cada empreitada, é vasta, e compreende peças escritas, peças desenhadas, declarações, termos de responsabilidade, catálogos, documentos de identificação, manuais de instrução, fichas médicas, seguros, fotografias, entre outros.

Esta situação dará lugar a um grande fluxo de informação e produzirá grandes quantidades de documentação relevante que tornar-se-á posse da entidade contraente no final da intervenção, criando assim a necessidade de serem constituídas bases de dados e arquivos para consulta fidedignas.

Vamos trabalhar juntos no seu próximo projeto. Contacte-nos!

Contactos